sábado, 27 de fevereiro de 2010

Nelson Cavaquinho

Nelson Cavaquinho é um dos compositores mais importantes da história da MPB, sua poesia carregada de melancolia, produziu sambas imortais. Dor, ceticismo, morte e saudade são temas recorrentes em suas composições.

Para conseguir algum dinheiro, vendeu muitos de seus sambas. Teve muitos parceiros musicais, porém encontrou em Guilherme de Brito sua mais importante e definitiva parceria. São de Guilherme, por exemplo, os lindos e clássicos versos de "A flor e o espinho" que dizem: "Tire o seu sorriso do caminho/ que eu quero passar com a minha dor".

Nelson era um boêmio convicto, que nasceu no Rio de Janeiro em 1911. Conforme o sambista relata no programa MPB Especial seu pai alterou sua data de nascimento para 1910 com o objetivo de que Nelson entrasse para a polícia militar. Já na corporação, sua função era patrulhar os botecos dos morros cariocas, tarefa que cumpria com muito gosto, pois passava suas noites bebendo e conversando com os freqüentadores desses bares. Foi assim que o policial entrou, de uma vez por todas, para mundo do samba, ficando amigo dos sambistas Zé da Zilda, Cartola e Carlos Cachaça e virando freqüentador assíduo do Morro da Mangueira.

O então policial, costumava amarrar seu cavalo ao pé do morro e subir para passar as noites nas rodas de samba. Um dia, ao descer, não encontrou mais seu cavalo que havia se soltado e voltado sozinho para o quartel. Em 1938, finalmente, percebeu a incompatibilidade entre suas duas rotinas, pediu baixa da corporação e passou a viver apenas do samba. Além da polícia também tentou outras ocupações como bombeiro hidráulico e jogador de futebol.

Um fato curioso é que Nelson tinha o hábito de dedilhar o instrumento que o batizou utilizando apenas dois dedos. Já mais velho, substituiu em suas apresentações, o cavaquinho pelo violão.

Um pequeno vídeo, disponível no YouTube, onde Nelson canta Vou Partir.

2 comentários:

  1. O sambista carioca Walter Alfaiate, de 79 anos, morreu neste sábado (27), por volta das 17h, no Rio de Janeiro.
    O músico estava internado em estado grave há cerca de dois meses no Hospital da Lagoa, na Zona Sul da cidade. Ainda não há informações sobre a causa da morte.

    Alfaiate sofria de enfisema pulmonar, ineficiência cardíaca, arritmia, insuficiência renal, gastrite e esofagite.

    O corpo do músico deve ser velado na sede do clube Botafogo, em Botafogo, na Zona Sul. O cantor e compositor deixa sete filhos.

    Mais de 200 sambas

    Com mais de 50 anos de carreira, Walter Alfaiate compôs mais de 200 sambas. Na juventude, o sambista começou criando músicas para blocos de carnaval cariocas e participando de rodas de samba de destaque na época.
    Mas só foi descoberto pelo grande público nos anos 1970, quando teve três de suas canções gravadas por Paulinho da Viola -- "Coração oprimido", "A.M.O.R. Amor" e "Cuidado, teu orgulho te mata".
    Desde a década de 1980, Alfaiate integrava a ala de compositores da Portela.

    Mestre Valter Alfaiate, o Magnata Supremo da Elegância Moderna como gostava de ser chamado.

    Perde o samba, perde Copacabana, perde o Rio de Janeiro e perdem suas duas grandes paixões a Portela e o Botafogo.

    Pira
    .

    ResponderExcluir
  2. Mais um bamba que nos deixa, que Deus o tenha em bom lugar.
    Valeu pela homenagem Pira!

    ResponderExcluir