terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Rosa de Ouro

Quando a censura contra as peças de teatro, na década de 60, começou a apertar, uma saída encontrada pelas salas de espetáculo foi promover shows de música popular.

Em 1965, estreou no Teatro Jovem, em Botafogo, o musical Rosa de Ouro. Idealizado por Hermínio Bello de Carvalho e inspirado nas noites de samba que ocorriam no bar Zicartola.

O espetáculo tinha em seu elenco Aracy Cortes, Elton Medeiros, Jair do Cavaquinho, Nelson Sargento, Anescarzinho do Salgueiro. Além dos estreantes Clementina de Jesus (descoberta por Hermínio na Taberna da Glória  aos 60 anos de idade) e o jovem Paulinho da Viola.

Em tempos de Bossa Nova, o Rosa de Ouro conseguiu arrebatar a imprensa e o público da Zona Sul Carioca, tendo em seu repertório sambas tradicionais e o clima das manifestações culturais da camada popular.

Uma curiosidade é que na última apresentação do espetáculo, coroando uma temporada de muito sucesso, diversos artistas invadiram o palco ao final do show para abraçar o elenco e também Hermínio Belo de Carvalho. Dentre os “artistas invasores” estavam os sambistas Ataulfo Alves e Carlos Cachaça.

No vídeo, um especial de Paulinho da Viola produzido pela TV Globo em 1980 onde o sambista convida integrantes do Rosa de Ouro para reviver alguns momentos do musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário