sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O talento e o pioneirismo de Dona Ivone Lara

Dona Ivone Lara nasceu no dia 13 de Abril de 1921, em Botafogo no Rio de Janeiro. Filha de um casal apaixonado pela música, sua mãe cantava e seu pai tocava violão de 7 cordas nos ranchos carnavalescos da cidade. Os dois se conheceram no tradicional rancho Ameno Resedá.

Compôs seu primeiro samba aos 12 anos, porém só gravou o primeiro disco aos 56. Perdeu os pais muito cedo e por isso foi criada em um colégio interno exclusivo para moças. Foi durante a infância no internato que Dona Ivone estudou teoria musical e canto, sendo inclusive regida pelo maestro Villa Lobos em uma apresentação de coral. Aprendeu a tocar cavaquinho ainda criança com um tio.

Atuou como enfermeira e assistente social durante toda sua vida profissional, até a aposentadoria e, só então, dedicou-se exclusivamente à música.

Casou-se aos 26 anos com Oscar, filho do presidente da tradicional escola de samba Prazer da Serrinha. Era prima do ilustre Mestre Fuleiro e para vencer o preconceito e fazer seus primeiros sambas se tornarem conhecidos usou de uma curiosa estratégia. Pedia ao primo que cantasse e mostrasse as músicas nas rodas de samba do Morro da Serrinha como se fossem suas. Só depois de algum tempo e de muitas músicas popularizadas nas rodas de samba é que Mestre Fuleiro revelou que a verdadeira autora daqueles belos sambas era sua prima Ivone.

Foi a primeira mulher a fazer parte de uma ala de compositores em 1947, no Império Serrano e foi também a primeira mulher a compor um samba-enredo em 1965- o até hoje cantado “ Os cinco bailes da história do Rio”. O samba foi feito em parceria com Bacalhau e Silas de Oliveira. Conta a história que Dona Ivone foi visitar Silas de Oliveira e lá o encontrou com o parceiro Bacalhau tentando em vão finalizar o samba, pois já estavam um tanto alcoolizados. Ao ouvir o que já havia sido feito, Dona Ivone imediatamente completou o samba-enredo e entrou na parceria.

Teve seu primeiro sucesso nacional quando Maria Bethânia e Gal Costa gravaram a música Sonho meu, o ano era 1978. Entre seus muitos sucessos podemos citar: Alguém me avisou, Mas quem disse que eu te esqueço, Sorriso Negro, Tendência, Tiê e Nasci pra sonhar e cantar.

Com suas composições, seu canto e seus contracantos Dona Ivone é pioneira e unanimidade quando o assunto é samba.

Abaixo, dois momentos da grande dama do samba: no Programa Ensaio da TV Cultura e participando do DVD do Fundo de Quintal.





Nenhum comentário:

Postar um comentário