sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Festa da Penha

No início do século XX, a Festa da Penha era a segunda principal festa popular do Rio de Janeiro, perdendo apenas para o carnaval.

A festa iniciou-se no fim do Século XVIII, era organizada pela colônia portuguesa em comemoração a Natividade de Nossa Senhora e acontecia nos fins de semana do mês de outubro. Apesar da origem católica e de manter seu caráter religioso, aos poucos, foi incorporando elementos da cultura afro-brasileira.

Além das missas e dos pagamentos de promessas dos fiéis católicos, a Festa da Penha foi dando espaço para os praticantes do candomblé, para as barracas de comida e bebida das famosas baianas da Cidade Nova (Tia Ciata entre elas), para as rodas de capoeira, de choro e, obviamente, para o samba. Tornando-se um dos principais pontos de encontro dos cariocas e um espaço de convívio de todas as classes sociais.

Os sambistas organizavam suas rodas em volta das barracas das tias baianas e, com o tempo, a festa foi se tornando um espaço de lançamento e afirmação de músicos e compositores. A Penha virou uma vitrine e, ao mesmo tempo, uma prévia do carnaval.

Concursos de música popular passaram a ser organizados para que novas músicas fossem lançadas e conhecidas pelo grande público. Um desses concursos gerou grande polêmica e rivalidade entre os compositores Caninha e Sinhô (dois dos pioneiros do samba). Sinhô, famoso por sua vaidade, não aceitou a derrota de sua música para a marcha “Me sinto mal” de Caninha. A rivalidade durou até a morte do “Rei do Samba”.

Outro célebre sambista, Heitor dos Prazeres, declarou o seguinte sobre a festa: “Naquele tempo não tinha rádio, a gente ia lançar música na Festa da Penha, a gente ficava tranqüilo quando a música era divulgada lá, que aí estava bem, que era o grande centro. Eu fiquei conhecido a partir da Festa da Penha.”

O final da década de 20 do século passado marca o término dos dias de glória desse importante evento popular.



Abaixo uma foto, tirada em 1912, que mostra o encontro de músicos e compositores na Festa da Penha. Uma curiosidade: na foto estão o violonista João Pernambuco, Patrício Teixeira, Pixinguinha e Caninha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário