domingo, 11 de março de 2012

Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito: uma parceria de papel passado (ou quase).


Já contei aqui um pouco da história do gênio do samba e da boemia, Nelson Cavaquinho. É sabido que, para descolar uns trocos, Nelson vendia seus sambas sem qualquer critério e, por esse motivo, tem em sua obra parceiros que nunca souberam o que é compor uma melodia ou um verso de samba e muitos sambas de sua autoria que sequer levaram seu nome.

A grande exceção é Guilherme de Brito, seu grande parceiro da vida toda. Guilherme e Nelson se conheceram na década de 1940 e foi Nelson quem colocou Guilherme nos trilhos dos redutos boêmios do Rio de Janeiro.  Até então, Guilherme, que já se arriscava como compositor, mantinha uma rotina diária de trabalho batendo cartão na mítica Casa Edison.

Guilherme de Brito, nascido em Vila Isabel, conheceu Nelson tocando em botecos nos arredores de Ramos e a empatia foi imediata. Nelson se encantou tanto com o novo parceiro musical que o fez jurar fidelidade musical. Logo ele, que não era fiel nem aos seus próprios sambas. A coisa foi tão séria que Nelson tentou registrar em cartório o trato feito com Guilherme de Brito, fato que só não aconteceu, pois o funcionário riu e explicou para a dupla que tal registro não era possível.

Mesmo sem registro em cartório, a parceria musical entre Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito é uma das mais inspiradas páginas da MPB. Clássicos de lirismo e melancolia ímpares surgiram dessa união.

Abaixo, duas “pedradas”: A flor e o Espinho e Quando eu me chamar saudade.


Um comentário:

  1. Queridos amigos do blog Aquele Samba: estou à procura de duas músicas de Nélson Cavaquinho em gravações originais; "Dona Carola", lançada em 1963 por Nerino Silva, e "Erva daninha", gravada em 1976 pela cantora Renata Lu. Inclusive elas foram reeditadas em um CD já esgotado da série "Dois gênios", da Warner, "Cartola e Nélson Cavaquinho". Quem tiver essas duas gravações, por favor mande o mp3 de ambas para meu email: samafil@bol.com.br. Abraços do SAMUEL MACHADO FILHO - Ribeirão Bonito, SP.

    ResponderExcluir