segunda-feira, 19 de julho de 2010

Didi: o advogado sambista

O Dr. Gustavo Baeta Neves era formado em Direito, Procurador da República e advogado de grandes empresas. Já nas rodas de samba, era conhecido como Didi, um dos maiores e mais vitoriosos compositores de samba-enredo de todos os tempos.

Didi cresceu na Ilha do Governador e ganhou seu primeiro samba em 1955, quando tinha apenas 18 anos. Nessa época a União da Ilha ainda desfilava em seu bairro de origem.

Para a escola da Ilha do Governador, compôs sambas memoráveis, que fazem parte de qualquer antologia do gênero, como: O amanhã (1978), O que será (1979), É hoje (1982) e Um herói, uma canção, um enredo (1985). Também foi bem sucedido no Salgueiro, onde ganhou duas disputas de samba, na segunda metade da década de 60. Uma curiosidade é que os sambas ganhos na escola da Tijuca não foram assinados para não prejudicar a imagem de Didi no meio jurídico.

No ano de 1991, recebeu a maior homenagem que um sambista pode receber, foi tema do desfile de sua escola do coração. A União da Ilha contou na avenida a história do compositor que se dividia entre a vida boêmia e a formalidade do Poder Judiciário. O enredo De bar em bar: Didi um poeta empolgou a Sapucaí e prestou justa homenagem a um dos grandes compositores do carnaval brasileiro.

O samba, até hoje muito cantado nas rodas de samba, é de autoria de Franco e foi interpretado pelo grande Aroldo Melodia.

No vídeo, imagens raras da extinta TV Manchete.



6 comentários:

  1. De cara ao entrar no blog, um imenso sorriso me tomou: ver Cartola e Nelson Cavaquinho ilustrando, é sinônimo no mínimo de bom gosto!
    Parabéns pelo blog! E que delícia essa história do Didi, o grande poeta que eternizou e por que não, popularizou, com suas antológicas obras, o gênero samba-enredo!

    Parabéns, e se quiser, dê uma visitada no meu blog!
    To te seguindo já!

    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Valeu pela moral! Continue passando por aqui e, se possível, divulgando.
    Muito bom seu blog, seguirei!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por nos alimentar com cultura em seu blog... Felizmente ainda existem pessoas, como você, que divulgam histórias interessantes, que não são de conhecimento da maioria. Queria ter conhecido o Didi, queria ter vivido os anos 50;60 pelo menos como adolescente, queria ver os desfiles na Praça 11... queria que os sambas não fossem tão corridos, que o dinheiro não desse ordens no samba... enfim, parabéns mais uma vez...
    Cesar Rodrigues

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo Blog. Embora tardiamente o encontrei, durante as minhas pesquisas sobre DIREITO CULTURAL, na tentativa de encontrar exemplos de preconceito cultural. O exemplo do DIDI foi muito contundente, em virtude de um autor de uma obra cultural (samba enredo) suprimir a divulgação da sua autoria com receios de não ver prejudicada a sua vida profissional.
    Como advogado, estou formulando junto à OAB/ES, à exemplo da OAB/CE, de se constituir a COMISSÃO DE DIREITOS CULTURAIS na seccional do ES.
    O caso do mestre DIDI, foi uma clara afronta à Declaração Universal dos Direitos Humanos, Art. 27:"1. Toda pessoa tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar do processo científico e de seus benefícios."
    Como podemos notar, DIDI ao não assinar os seus sambas, teve o seu direito de participar LIVREMENTE da vida cultural da comunidade, de certa forma, COAGIDO.
    Luiz Fernando Barbosa Santos.

    ResponderExcluir
  5. teria como transformar esse blog num perfil de facebook?

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo Blog! Valho-me das palavras de Sandro Batista, pois ao acessar seu blog e ver Cartola e Nelson do Cavaquinho ilustrando a página, fui tomado por uma imensa alegria. A música brasileira é fantástica. Mais uma vez, parabéns por divulgar informações tão ricas de nossa maravilhosa cultura.

    ResponderExcluir