quarta-feira, 17 de março de 2010

A baiana Mariene

Muito se fala na tal “nova geração do samba” e de sua relevância. Debates e mais debates são iniciados em todo tipo de mídia para discutir quem são os novos sambistas, qual a relevância desses novos artistas e para onde o samba está indo. E, apesar e com a contribuição desse tipo de discussão, o samba vai seguindo seu caminho, mantendo suas tradições e, simultaneamente, renovando-se. O samba não precisa de grandes rupturas e revoluções, escreve sua história na cadência de uma boa batucada.
Nesse contexto, certamente um dos nomes mais importantes dos novos artistas de samba é o da cantora baiana Mariene de Castro. A cantora vem fazendo, sem alarde, um trabalho de valorização e popularização do que há de mais importante na cultura popular, sobretudo no tradicional Samba de Roda da Bahia.

Mariene não é nenhuma novata, tem 15 anos de carreira, muitos shows, prêmios recebidos e um CD gravado. Seu excelente repertório inclui canções de tradicionais compositores baianos como Roque Ferreira (Abre Caminho e Vi mamãe na areia) e Walmir Lima (Ilha de Maré), sambas de roda do Recôncavo Baiano, Ijexás, Cocos, Cirandas e tudo mais relacionado à cultura popular.

A cantora já fez shows no exterior e em várias cidades do Brasil e participou dos DVDs de Daniela Mercury , Beth Carvalho e Samba Social Clube vol3. Porém seu trabalho mais especial é o Projeto Santo de Casa, um show semanal que já passou por vários espaços da cidade de Salvador e que atualmente é realizado no Espaço Cultural Barroquinha (uma antiga Igreja próxima ao Centro Histórico). No projeto, a cantora canta seu repertório acompanhada de uma excelente banda(pode-se ouvir a sonoridade de instrumentos tradicionais como atabaques, violas, berimbaus e acordeon), recebe convidados da música, das artes plásticas, exibe documentários, etc. Um mergulho na autêntica cultura popular.

Sua interpretação é carregada de emoção e está no mesmo nível das maiores cantoras da história do samba. Existe um DVD gravado ao vivo no Projeto Santo de Casa pronto para ser lançado.

Abaixo, o clipe de Abre Caminho (Roque Ferreira/ J. Veloso/ Mariene de Castro), gravado nas duas Festas de Largo mais importantes de Salvador, a Lavagem do Bonfim e a Festa de Iemanjá. Além disso, a versão ao vivo da mesma música e de Ilha de Maré (Walmir Lima/ Lupa), gravadas no Projeto Santo de Casa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário